Iwata: Para essa entrevista, eu convidei Tsunekazu Ishihara, presidente e CEO da Companhia Pokémon e Shigeki Morimoto da Game Freak. Obrigado a ambos por terem vindo hoje.
Ishihara/Morimoto: Obrigado.
Iwata: Enquanto a serie "Iwata Pergunta" originalmente mostra entrevistas com membros da Equipe Nintendo, hoje nós temos dois convidados que vem de diferentes Companhias. Ao mesmo tempo eu acho que Ishihara é um aliado que eu tenho lutado ao lado por muitos anos. E pessoalmente sinto uma extrema e forte afinidade com Pokémon graças ao longo périodo que eu estive produzindo produtos juntamente com Ishihara.
Não precisa nem dizer que nós vamos discutir sobre os Títulos Pokémons hoje, mas eu acho que deveríamos começar olhando o histórico de Pokémon em ordem para ver como se conecta com Pokémon Heart Gold e Soul Silver.
Ishihara: Certo.
Iwata: Eu gostaria de começar com você, se eu posso, Ishihara. Você é presidente e CEO da Companhia Pokémon, bem como o presidente da Creatures Inc ...
Ishihara: Bem, isso é verdade agora, mas quando o Primeiro projeto Pokémon começou, eu era um produtor trabalhando no desenvolvimento de Pokémon Red (Vermelho) e Green (Verde) ao lado da Game Freak.
Iwata: E sobre você, Morimoto?
Morimoto: Meu nome é Morimoto, e eu trabalho para a Game Freak. Eu era diretor nos últimos Títulos, onde eu tanto era envolvido no desenvolvimento de Red e Green tanto como programador.
Iwata: Agora, o Planejamento para Pokémon começou em ...
Ishihara: Em 1990.
Iwata: Red e Green foram lançados seis anos depois, em Fevereiro de 1996, o que significa que os jogos tiveram um período de desenvolvimento incrívelmente longo.
Ishihara: Sim, eles realmente tiveram. (Risadas)
Iwata: Durante o extenso período de desenvolvimento de Pokémon, eu tentei ficar a par de tudo o que estávamos fazendo na medida do possível. Então, quando Red e Green foram lançados, eu estava um tanto quieto, um começo desmerecido que eu achava impossível de imaginar o caminho que os faria explodir na popularidade.
Ishihara: Issoé verdade. Nós originalmente completamos os títulos em Outubro do ano anterior do lançamento e queríamos lança-los rapidamente. Mas, nós perdemos a temporada das vendas de fim de ano e finalmente lançamos os jogos no final de fevereiro do ano seguinte - a pior época do ano para lançar jogos! (Risadas)
Iwata: O que mais, no período existia o senso de desprezo no ar que a vida de prateleira do Game Boy poderia ter chegado ao fim, não existia?
Ishihara: Justo por isso eu tenho o sentimento de que talvez nós iríamos perder o último trem. (Risadas) Depois disso tudo, nós tínhamos arrastado até o fim da duração do Console.
Iwata: Bem, você de algum modo conseguiu fazer o último trem! (Risadas)
Ishihara: De algum modo nós fizemos! (Risadas) Quando o projeto original começou, o conceito era que nós iríamos desenvolver um Software para uma nova plataforma. Satoshi Tajiri estabeleceu a Game Freak em 1989.
Iwata: Que era o mesmo tempo do lançamento do Game Boy.
Ishihara: Por isso era originalmente concebido como um jogo que seria desenvolvido para este novo Hardware. Então existiam atrasos substanciais para complatar o título ... Ainda, como produtor, quando eu vi o conteúdo de Red e Green, minha emoção pessoal foi que em todos os títulos, eu tinha experiência de, que eu tinha jogado ou trabalhado como produtor, este foi de um alto calibre. Aquilo era para dizer, eu estava confiante que esta era a estrada a frente da multidão em termos de absoluto prazer. Mas com a data de lançamento sendo quando era, eu tinha um considerável interesse sobre o título primeiramente.
Iwata: Eu estava envolvido na criação da Creatures Inc. e lembro que estava sentado ao seu lado, Ishihara, quando estavamos decidindo o número inicial de unidades a serem vendidas.
Ishihara: Exatamente, nós estávamos.
Iwata: Eu recordo que o número inicial de unidades a serem vendidas foi muito menor do que nós tínhamos esperado ... Mas mesmo assim, eu não tinha grandes expectativas. Com aquele número de unidades, eu imaginei que eles tinham voado para fora das lojas e que o estoque ficaria seco rapidamente. Porém, tristemente não foi o que ocorreu ...
Ishihara: Eu lembro de estar olhando as vendas semanais e senti que nós estávamos só pairando ao redor da margem do Top 10.
Iwata: Então lá fora, ninguém poderia prever que Pokémon acabaria na alegria assim, da população ao redor do mundo.
Ishihara: Realmente foi um começo quieto.
Iwata: Mas no rancor daquele lento começo, as coisas acabaram terminaram mudando as redor significativamente. O que você atribui a isso?
Ishihara: Eu acho que uma razão é o poder da palavra na boca. Em 1996, as pessoas não escreviam em seus próprios blogs na Internet, mas a palavra se fixou espalhando como Pokémon é divertido. Adicionando, eu fortemente sinto que o poder da Mídia, centrou se ao redor da CoroCoro Comic, servindo para acelerar o crescimento da popularidade de Pokémon. Finalmente, existia ainda o pequeno problema do Mew, o Pokémon que Morimoto inventou como um tipo de brincadeira ...
Morimoto: Bem, eu tenho certeza se "inventou" é exatamente a palavra certa ... (Risadas)
Ishihara: Não tem como negar que a existência de Mew brincou com uma parte extremamente significativa ...
Morimoto: Nós colocamos Mew direito até o final. O cartucho estava realmente cheio, e não existiam muito mais espaços nele. Então o computador mostrou que iria ser incluído na versão final do jogo que foi removido, criando um minúsculo espaço livre de 300 bytes. Então pensamos que poderíamos alojar o Mew lá. Nós que seriamos inimagináveis hoje em dia.
Ishihara: Isto é, apesar de ser dito depois da depuração acabar que você não estava a mexer com um único bit! (Risadas)
Iwata: Qual o ponto de travessia dos problemas no processo de depuração se você está indo e tocar violino com os jogos mais tarde ... ? Eu tinha risco de que tudo isso tenha vindo da natureza travessa de Morimoto.
Morimoto: Bem, foi uma brincadeira que todo mundo contou que o Tajiri estava dentro. Mas ainda contudo, Mew não estava lá.
Iwata: Não era na verdade suposto para aparecer no jogo, certo?
Morimoto: Exato. Senão poderíamos pensar sobre alguma boa oportunidade para fazer, então a existência do Mew não teria sido revelada ao público. foi deixado lá, caso fosse acessível para algumas atividades depois do lançamento. Mas se não existia ninguém entre eles mesmos que queriam usa-lo, eu pensei se faríamos bem só deixando onde o Mew estava.
Iwata: O Mew poderia muito bem acabar nunca aparecendo no jogo.
Morimoto: Correto. Mas então devido a um problema imprevisto, Mew acabou aparecendo em apenas alguns jogos dos jogadores. Pareceu que planejamos isso tudo, mas esse não foi o caso. Então apesar de causar vários problemas para ser concebido, felizmente acabou tendo um efeito bastante positivo.
Iwata: Vocês nunca podem prever como as coisas vão ser, vocês podem?
Morimoto: Realmente não podemos.
Iwata: Foi assim que a "Oferta de Pokémon lendário" surgiu.
Morimoto: Exato.
Iwata: Existia uma incrível responsabilidade para o anúncio da oferta do Mew pela CoroCoro Comic. Eu senti quando realmente as coisas mudaram para Pokémon.
Ishihara: Eu acredito. As Vendas mensais começaram a se igualar as vendas semanais, antes gradativamente 3 então 4 vezes maiores.
Iwata: Eu lembro da emoção que eu nunca tinha realmente testemunhado um jogo vender tanto como aquele antes.
Ishihara: Com o passar do tempo, se classificou como Número 1, nas vendas semanais, passado mais que um ano e meio desde o primeiro lançamento.
Iwata: Parece que o meio das baladas melodramáticas explodiram em popularidade apenas em 1 ano e meio depois deles serem lançados.
Ishihara: Exatamente o que parece! (Risadas)
Traduzido por: Weavile
Compartilhe-N
Assinar:
Postar comentários (Atom)







0 comentários:
Postar um comentário